A nova série da Netflix nem chegou ao streaming ainda e já levantou polêmica entre os espectadores. O teaser da produção “Dear White People” (“queridas pessoas brancas”) recebeu uma série de críticas negativas por um motivo bastante problemático: muitas pessoas acusaram a série de “racismo reverso”.
No vídeo, a personagem Samantha, locutora de rádio em sua universidade, dá um recado aos alunos. “Queridas pessoas brancas, aqui está uma lista de fantasias aceitáveis para o Halloween: piratas, enfermeiras, qualquer um dos primeiros 43 presidentes americanos. A fantasia inaceitável: eu”, diz. Assim, Samantha, que é negra, levanta a questão importante do “blackface”, situação em que pessoas brancas se “pintam” de negras. Assista:
O que é blackface?
O blackface é uma técnica de maquiagem teatral que remonta ao século XVI – quando negros eram completamente excluídos de qualquer atividade social, atores brancos se pintavam para interpretar papéis que, é claro, ridicularizavam e humilhavam a figura dos negros.
No século XX, o crescimento dos movimentos civis fez com que essa técnica começasse a cair em desuso, justamente por reforçar um racismo que sempre foi – e continua sendo – uma questão social profunda.
O problema é que muitos internautas interpretaram o discurso do teaser como um “racismo contra brancos”. Na caixa de comentários do YouTube, usuários deixaram postagens como “racismo contra brancos é tão ruim como contra negros”, “que lixo racista, estou cancelando minha conta”, “mais uma propaganda anti-branca, que surpresa”, entre outros.
“Dear White People”
Baseada na premiada produção independente, “Dear Whit People” chega à Netflix com 10 episódios em 28 de abril e contará a história de um grupo de estudantes que enfrentam racismo em uma universidade de elite, povoada quase que exclusivamente por alunos brancos.
Séries Originais Netflix
- Série "Crazyhead"é ótima opção "escondida" no catálogo
- "Desventuras em Série" na Netflix: 5 pontos para prestar atenção
- "3%": 9 delizes e acertos que marcaram a primeira série brasileira da Netflix