Quantcast
Channel: VIX
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8554

Frango que não é frango? Veja o que teste genético revelou sobre lanche de fast food

$
0
0

O programa “Marketplace”, da emissora canadense CBC, investigou a composição de 5 tipos de sanduíches de diferentes redes de fast food a partir de uma análise de DNA do alimento. Segundo os testes, realizados no laboratório da Universidade Trent (Canadá), há menos de 50% de DNA de frango nos sanduíches da rede Subway.

Grande parte do DNA encontrado nesses lanches eram compostos de soja e mais 15 ingredientes, entre eles cebola em pó e mel.

Com isso, o frango (que não é frango) perde bastante em propriedades, tendo até 25% menos proteínas do que o alimento integral.

Testes de DNA do frango

O cientista que chefiou as análises em laboratório, Matt Harnden, afirmou que o Subway era o único ponto fora da curva na análise de DNA, já que os demais sanduíches (das redes McDonald’s, Wendy's, A&W e Tim Hortons) tinham DNA de frango próximo a 100%.

Eles ficaram tão surpresos com os resultados, que multiplicaram os testes, chegando a pegar 5 amostras de frango assado e outras 5 amostras de frangos em tira.

Enquanto os assados do Subway continham 53% do DNA do frango, as amostras em tira computaram apenas 42,8%.

O que diz o Subway

A CEO e presidente da Subway, Suzanne Greco, questionou as análises do programa canadense e emitiu um comunicado dizendo que as “alegações de que nosso frango é somente 50% frango é 100% falsa”.

Para isso, encomendou um estudo próprio realizado por dois laboratórios independentes: Maxxam Analytics e Elisa Technologies. Segundo essas análises, a soja representa apenas 1% da composição do frango utilizado pelo Subway.

“O frango é misturado com especiarias, temperos e marinados e, em seguida, cozidos com perfeição. Quando adicionamos temperos e pimenta à marinada, também adicionamos – em algumas regiões – proteína de soja seca, como se fosse uma especiaria”, explicou Suzane.

Emissora se defende

A emissora CBC insistiu na veracidade de seus testes: “Testes de DNA não revelam a porcentagem exata da quantidade de frango em toda a peça analisada, mas os especialistas disseram ao “Marketplace” que se trata de um bom indicador da proporção de DNA animal e vegetal no produto”.

“Os testes de DNA não mentem (especialmente quando realizados várias vezes), e qualquer pessoa com acesso a um laboratório de DNA poderia realizar esses testes”, concluiu Robert Hanner, biólogo da Universidade de Guelph (Canadá), no site da CBC.

Segredos do fast food


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8554