Em apenas 5 dias, mais de 50 mil brasileiros foram enganados por uma mensagem que viralizou no WhatsApp, prometendo vales-presentes no valor de R$ 500 nas lojas de cosméticos de O Boticário.
Ao clicar no link que aparece na mensagem, os usuários são direcionados a um questionário sobre a marca e são incentivados a compartilhar com pelo menos 10 amigos, antes de ter acesso ao cupom – que, na verdade, não existe.
O golpe foi revelado pela empresa de segurança cibernética PSafe. “O ataque elaborado ainda conta com comentários de falsos usuários elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe”, alerta a empresa.
O principal objetivo dos cibercriminosos é coletar os dados das vítimas em sites maliciosos, para forçá-los a baixar aplicativos falsos que contenham vírus ou realizar cobranças indevidas.
Como é feito o golpe e como se proteger
Ao receber a mensagem e clicar no link, o usuário é redirecionado a uma página falsa da Boticário.

Com a falsa promessa de oferecer “vale-presente grátis” por tempo limitado, o app pressiona o usuário a aceitar e compartilhar antes de ‘receber’ o vale-presente.
Caso você tenha clicado nessa oferta, o recomendado é procurar um antivírus para evitar que seu celular ou tablet seja danificado.
Se realmente tiver interessado em alguma promoção de qualquer marca, o ideal é visitar o site oficial e se cadastrar diretamente por lá – e não por mensagens ou correntes enviadas pelas redes sociais.
Aliás, desconfie sempre dessas mensagens por WhatsApp, já que o app tornou-se alvo favorito de cibercriminosos. Nos últimos meses foram registrados incontáveis tentativas de ataques desse tipo, desde a promessa de um ‘WhatsEspião’ a falsas passagens aéreas.
Golpes no WhatsApp
- Mensagem sobre FGTS é golpe para roubar dados bancários
- Golpe de crédito no celular atingiu mais de 25 mil usuários
- Link para chamada de vídeo no WhatsApp para iOS é golpe