
Um asteroide enorme, com cerca de 650 metros de comprimento, vai passar próximo à Terra na noite do dia 19 de abril. Sua passagem poderá ser observada com o auxílio de um telescópio.
Chamado de 2014 JO25, o asteroide ficará a uma distância de 1,8 milhões de km do nosso planeta (o número é equivalente a mais de 4 vezes a distância entre a Terra e a Lua).
Mas, conforme informado pelo boletim oficial da Nasa, nós não temos o que temer: sua passagem não oferece nenhum risco ao nosso planeta. P
O corpo celeste foi descoberto em 2014 por astrônomos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Sua superfície é aproximadamente duas vezes mais reflexiva do que a superfície da Lua.
O asteroide tem uma trajetória bem conhecida. Confira no vídeo abaixo:
ão se sabe muito mais informações além dessa. Apenas que possui cerca de 650 metros e que sua superfície é aproximadamente duas vezes mais reflexiva do que a da Lua.
Fenômeno raro no universo
Fazia 400 anos que o asteroide não passava por aqui - e agora ele deve demorar pelo menos mais uns 500 anos para se aproximar novamente.
Não é comum que objetos espaciais tão grandes passem tão perto da Terra. O último foi Toutatis, de 5 km de comprimento, que passou a uma distância um pouco maior em 2004.
Depois dele, fenômeno parecido só voltará a acontecer em 2027, com a aproximação do asteroide 1999 AN10, de 800 metros, e que deve chegar a 380 mil km de distância do nosso planeta.
Asteroides vão atingir a Terra?
- Asteroide bem mais forte do que bomba de Hiroshima pode atingir a Terra
- Casa Branca cria estratégia mundial em caso de colisão de asteroide
- Asteroides tendem a atingir a Terra a cada 60 milhões de anos