
Depois de mapear o mundo e nossos gostos pela internet, o Google quer mapear o corpo humano para descobrir formas de prevenção a doenças.
A empresa-irmã do Google, Verily, está procurando voluntários para participar do Project Baseline, um projeto de saúde que acompanhará, inicialmente, 10 mil norte-americanos, por quatro anos.
Mapeamento da saúde humana

A ideia é estabelecer um “mapa da saúde humana” e, com isso, contribuir com pesquisas científicas sobre doenças (como câncer e problemas cardiovasculares).
Anualmente, a Verily recolherá amostras de saliva, sangue, lágrimas, fezes e até dados genéticos dos participantes com uma tecnologia de monitoramento de hábitos. Os voluntários ainda precisarão responder questionários e receber visitas da equipe responsável do projeto.
"Através do projeto, estamos buscando desenvolver uma verdadeira abordagem do século 21 à saúde – de maneira preventiva e personalizada”, destacou o professor de Medicina da Universidade Duke, Adrian F.Hernandez.
“Em vez de ter o exame físico anual, que não mudou em décadas, estamos esperando desenvolver novas plataformas que vão descobrir mudanças na saúde, como eles acontecem, de maneira significativa e acionável”. Além da Universidade Duke, a Universidade de Stanford também participa do projeto.
Tecnologia e dispositivos
Para rastrear a rotina de saúde dos voluntários, o Google usará alguns dispositivos:
- Relógio de pulso com monitoramento da frequência cardíaca e nível de atividade, usado todos os dias pelos participantes;
- Sensor que monitora o corpo e os hábitos do sono, que deve ser colocado sob o colchão;
- Um pequeno dispositivo, do tamanho de um roteador, vai captar as informações para enviar ao banco de dados do Google, de maneira segura e criptografada;
Tecnologia a favor da Saúde
- Grávidas precisam fazer mais um ultrassom: prevenção à zika
- Problemas com ereção: Anvisa libera tecnologia a choque para tratamento
- 5 avanços no tratamento do câncer: diferenças no jeito de ver a doença