
O ator Nelson Xavier, morto aos 75 anos nesta quarta-feira (10), deixou um extenso legado artístico no cinema e TV. Ele interpretou papéis marcantes e fez história da Globo, onde participou de mais de 20 novelas. Porém, foi na telona que o paulista se consagrou, ao protagonizar "Chico Xavier", na cinebiografia do médium.
Além de seu filme mais conhecido, o ator já ganhou prêmios por outros papéis, entre dramas e comédias. O falecimento ocorreu perto da estreia de seu último filme, "Comeback: um matador nunca se aposenta", no qual interpreta o protagonista Amador. O longa está previsto para estrear no dia 25 de maio desse ano.
Relembre as atuações mais marcantes de Nelson Xavier no cinema.
Melhores filmes com Nelson Xavier
"Chico Xavier" - 2010

A atuação mais marcante de Nelson foi no papel de Chico Xavier, no filme homônimo sobre a vida do médium brasileiro. O próprio ator declarou, na época da estreia, que esse havia sido seu melhor personagem, mudando toda sua vida.
O longa, dirigido por Daniel Filho, conta a história de vida de Chico entre 59 e 65 anos, quando o mesmo se tornou líder espírita, atraindo uma legião de seguidores.
"A Despedida" - 2014
O último filme de Nelson que já foi lançado é "A Despedida", pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado. Na produção, dirigida por Marcelo Galvão, o ator interpreta Almirante, um senhor de 92 anos. Ao pressentir que seu fim está próximo, ele se despede da vida tendo uma última noite de amor com a amante, Fátima (Juliana Paes), 55 anos mais nova.
"Dona Flor e Seus Dois Maridos" - 1976
O ator também esteve na primeira versão do clássico de Jorge Amado. A comédia, de Bruno Barreto, conta a história de Dona Flor (Sônia Braga), que se divide entre o marido atual, Dr. Teodoro (Mauro Mendonça), e as memórias do falecido, Vadinho (José Wilker). Nelson interpretou o coadjuvante Mirandão, amigo de Vadinho.
"A Queda" - 1978

Além de atuar, Nelson também dirigiu esse filme, que lhe rendeu o prêmio Urso de Prata, no Festival de Cinema de Berlim. O longa conta a história de um operário que cai e morre na construção de um metrô no Rio de Janeiro, devido à falta de segurança no local.
"O Mágico e o Delegado" - 1983
Outro filme que rendeu a Nelson o prêmio de Melhor Ator, dessa vez no Festival de Brasília. Ele foi o protagonista Velasquez, um mágico que engana todo um vilarejo ao multiplicar alimentos, e passa a ser perseguido pelo delegado.
"Gabriela" - 1983

Repetindo a parceria com Sônia Braga, em adaptação da obra de Jorge Amado, Nelson interpretou o capitão em "Gabriela", na primeira versão de 1983. A história clássica ganhou outras releituras posteriores, sendo até transformada em minissérie pela Globo, em 2012 - na qual o ator também atuou, dessa vez no papel do Coronel Altino.
"O Testamento do Sr. Napumoceno" - 1998
Também premiado no Festival de Gramado, Nelson protagonizou o longa sobre o senhor Napumoceno, um comerciante que morre e deixa toda a herança para uma filha bastarda, desconhecida pela família até então. Além dos bens, ele deixa fitas gravadas por ele, nas quais revela segredos sobre sua vida.
Atores que deixaram saudades
- Antes de ser galã, Domingos Montagner já era rei do circo; relembre carreira
- Criador do Fofão teve carreira brilhante; relembre momentos marcantes
- Morre aos 60 anos Carrie Fisher, a eterna Princesa Leia; leia frases marcantes