O programa “Mulheres”, da TV Gazeta, é um dos mais tradicionais sobre o universo feminino da televisão brasileira. No ar desde 1980, ele ocupa as tardes da emissora e já teve vários apresentadores icônicos. Atualmente, o programa é comandado por Catia Fonseca e contava com a participação de Mamma Bruschetta até julho desse ano.
Prestes a completar 36 anos, o “Mulheres” terá uma edição especial nesta quarta, 21. Com atrações musicais e até uma apresentação do ilusionista Issao, o programa contará com plateia de fãs, que foram selecionadas por promoções da emissora.
Você sabia que o programa já foi apresentado por homens? Confira esse e outros fatos sobre o “Mulheres”.
Curiosidades do programa “Mulheres”
Programa feminino mais antigo
Na estreia, em 1980, o programa se chamava “Mulheres em Desfile” e foi um dos primeiros destinados ao público feminino, falando sobre relacionamentos, saúde, famosos e gastronomia. As primeiras apresentadoras foram Ângela Rodrigues Alves e Ione Borges.
Com 36 anos, o “Mulheres” é o programa feminino mais antigo que ainda está no ar.
Já teve apresentadores homens
Embora destinado a mulheres, o programa já foi apresentado por homens, como Leão Lobo e Clodovil Hernandez.
As parceirinhas
O programa teve, entre os vários apresentadores, a dupla de sucesso Claudete Troiano e Ione Borges, cuja sintonia as rendeu o apelido “parceirinhas”.
Filhos do sol
Liderado pelo professor Rogerio, o grupo ensinava a coreografia das músicas de axé que mais bombavam no momento. Era tradição: toda sexta-feira, o pessoal se reunia na frente da TV.
Briga nos bastidores
Até esse ano, Catia e Mamma Bruschetta eram inseparáveis e se davam muito bem no programa, mas nem sempre foi assim.
Quando Cátia voltou para a Gazeta, em 2002, antes de começar a apresentar o “Mulheres”, ela pediu que a Mamma não participasse, por achá-la maldosa.
A personagem do ator Luís Henrique Benincasa fazia comentários muito ácidos, mas mudou um pouco seu estilo e virou amiga de Cátia. A própria Mamma dizia que tinha sido abençoada pelo Papa.
“Rainha do Merchandising”
É o apelido de Catia, que insere 22 propagandas em apenas 3h45 de programa.
Saída de Mamma Bruschetta
Ela era uma típica personagem italiana, cujos comentários sobre as celebridades viraram um ícone do “Mulheres”. Porém, em 2016, anunciou a mudança para o SBT, onde comanda um programa com Leão Lobo, chamado “Fofocando”.
No “Mulheres”, sua personagem foi substituída por Tia, interpretada pelo ator Guilherme Uzeda.
Desabafos ao vivo
Conhecida por comandar o “Mulheres” de forma leve e espontânea, Catia já fez até um desabafo ao vivo, falando sobre os rumores do fim de seu casamento. A apresentadora começou a namorar com Rodrigo Riccó, diretor do programa.
Musa do “Top Five”
Um programa descontraído e ao vivo como o “Mulheres” está sujeito a muitas gafes. Catia já teve que lidar com vários imprevistos no ar e virou a “Musa do Top Five”, quadro do antigo programa “CQC” que reunia os melhores micos da televisão.
De tanto ter aparecido no quadro, Catia foi chamada para integrar a bancada do “CQC” na 200ª edição.
Apresentadores da Gazeta
- Ela emagreceu: Veja como ficou a Mamma Bruschetta
- A mais fofa: Palmirinha fez sucesso na emissora
- Você sabia? A Mamma já apareceu em "Castelo Rá-Tim-Bum"!