
Com estreia nos cinemas brasileiros marcada para o dia 8 de junho, o filme “A Múmia” não vem agradando muito os críticos da área. Já assistido pela imprensa estrangeira dias antes de seu lançamento, o longa-metragem recebeu diversas críticas negativas e foi apontado, quase de modo unânime, como o pior filme de Tom Cruise em toda a sua carreira. Entenda o porquê abaixo!
Por que “A Múmia” é o pior filme de Tom Cruise?

Apesar de ter o mesmo nome dos filmes da trilogia estrelada por Brendan Fraser entre 1999 e 2008, o novo longa-metragem não tem relações com o antigo.
“A Múmia” acontece nos dias atuais e narra a ressureição de Ahmanet (Sophia Boutella), uma princesa do Egito antigo que faz um pacto com Set, o deus da Morte, para assassinar seu pai e tomar seu lugar ao trono. No entanto, os planos da jovem não dão certo e ela acaba presa e mumificada viva.
Nos dias atuais, a tumba de Ahmanet é descoberta, acidentalmente, por Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), saqueadores de artefatos antigos que estavam na região em busca de raridades. Ao lado da pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis), eles investigam a descoberta e acabam despertando Ahmanet. Ela elege Nick como seu escolhido e, a partir de então, busca a adaga de Set para que possa invocá-lo no corpo do saqueador.
O filme tem a missão de dar início ao chamado Dark Universe, o novo universo cinematográfico da Universal Pictures. Nos próximos anos, o estúdio planeja fazer novas versões de “Frankenstein”, “O Homem Invisível” e “Drácula”.
Apontando um enredo confuso e muitas informações “jogadas” no meio do filme, os críticos internacionais colocaram “A Múmia” como o pior trabalho de Tom Cruise em seus 36 anos de carreira. Segundo as análises, o ator poderia ser uma das salvações do longa-metragem, mas até mesmo sua idade acabou atrapalhando na escalação de Cruise para o papel – já que o personagem tem um ar mais jovial.
Críticas internacionais de “A Múmia”
Veículos da imprensa internacional foram quase unânimes ao afirmarem que “A Múmia” é um filme ruim. O início do Dark Universe não foi como o esperado, o enredo do longa-metragem não era cativante e Tom Cruise não convenceu como protagonista.
Confira algumas críticas dos principais meios de comunicação estrangeiros:
“Eu não tenho certeza se esse filme morno e sem objetivo, ainda que ocasionalmente divertido, era o que o estúdio sonhava para dar o pontapé inicial em seu Dark Universe. Mas é bom o suficiente para te manter curioso sobre o que vem a seguir. [...] Tom Cruise não parece estar muito confortável neste papel aos 54 anos” (EW).
“Um tropeço tão grande que não tem nem o senso crítico de brincar com a ideia de ser ‘tão ruim que chega a ser divertido’, e mal se qualifica como horror, aventura, fantasia, suspense ou mesmo como um filme do Tom Cruise” (The Wrap).
“Tom Cruise está terrivelmente mal escalado neste filme. Seu personagem parece que foi escrito para um ator de 20 anos de idade, já que é figura imprudente e moralmente corrompida. Aos 55 anos, Cruise parece que deveria estar interpretando o Dr. Jekyll ao invés de Nick” (ComingSoon).
“A Múmia é um filme de monstro presunçoso e bagunçado. Ele continua jogando coisas e informações em você, e quanto mais você aprende sobre a suposta complexidade do seu universo, menos convincente ele se torna” (Variety).
Filmes de 2017
- Mesmo com falhas, "Mulher-Maravilha"é o melhor filme da nova fase da DC
- “Assassinato no Expresso do Oriente”: motivos para apostar no sucesso
- Por que “Corra!” já é o melhor filme de terror do ano: 5 motivos para assistir