Clik here to view.

Quem vê como a atriz Grazi Massafera se exercita e cuida da alimentação mal pode imaginar que ela já sofreu com um problema comum a quase 40% dos brasileiros e que é geralmente associado ao sobrepeso: colesterol alto.
A musa, que nunca escondeu que gosta de comer, revelou à revista Glamour que a mudança na escolha dos alimentos foi consequência de um alerta nos exames de sangue, que apontarem um aumento nos níveis das moléculas. Por conta disso, teve de modificar completamente sua dieta.
O que causa colesterol alto no sangue?
De modo geral, os grandes responsáveis pelo aumento do índice do chamado colesterol ruim (LDL) são a alimentação incorreta e o fator genético. De acordo com a cardiologista Stephan Lachtermacher, do INC, algumas pessoas já nascem geneticamente destinadas a serem grandes produtoras desta molécula.
Mesmo que elas conseguissem cortar todo o colesterol da dieta, o que é impossível, ainda assim não resolveriam o problema e precisariam de remédios. "Por isso, quem possui parentes diretos com colesterol alto e história familiar de aterosclerose deve ter o colesterol dosado", explica a cardiologista.
O outro fator fundamental é a alimentação. Uma dieta baseada essencialmente em doces, frituras, massas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, fast food e alimentos industrializados pode causar um aumento drástico nos níveis de colesterol no sangue.
Riscos para a saúde
O colesterol, em moderação, faz bem para o corpo. Ele é responsável por todas as membranas que envolvem as células do corpo e ajuda nos processos de metabolismo. Além disso, o colesterol auxilia na produção dos hormônios sexuais e do cortisol.
Clik here to view.

Entretanto, quando em excesso, suas moléculas se depositam nas paredes dos vasos sanguíneos e facilitam o acúmulo de outras substâncias, como o cálcio, por exemplo, levando à formação de placas de gordura.
"Invalidez precoce, infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e aneurismas, que podem levar o indivíduo à morte ou à invalidez, são alguns dos danos provocados pelo colesterol alto", alerta Lachtermacher.
Controle da alimentação
Para reverter o processo, Grazi passou por uma reeducação alimentar, em que o seu cardápio mudo radicalmente. Hoje, ela afirma já estar habituada a comer de forma saudável, mas ainda mantém o costume de ingerir várias porções durante o dia.
Clik here to view.

Alguns dos alimentos indicados para controlar os níveis de colesterol são:
- Mix de frutas com aveia pelo menos uma vez ao dia;
- Alimentos feitos com farinhas integrais;
- Peixes de água fria, como a truta e o salmão, além da sardinha, corvina, anchova, tainha e linguado, que contêm alto teor de Ômega 3;
- Oleaginosos como nozes, amêndoas e castanha-do-Pará, sem serem salgados.
Alimentos perigosos
Carnes vermelhas, leite, margarinas e queijos amarelos devem ser evitados por quem tem o problema, assim como doces e alimentos industrializados.
Dietas saudáveis:
- Dieta para pressão alta: 6 truques para driblar o problema
- Dieta para diabéticos: truques que controlam o açúcar sem perder sabor
- 7 dietas que podem te ajudar a emagrecer com saúde