
A agência espacial americana, Nasa, informou que um asteroide gigante chegará perto da Terra na próxima sexta-feira (1).
Ele já esteve nas redondezas antes: o astro Florence já cruzou diversas vezes com nosso planeta, mas desta vez ele estará mais próximo do que nunca.
Asteroide Florence passará muito perto da Terra
Descoberto em 1981 pelo astrônomo Schelte "Bobby" Bus, o asteroide Florence possui quatro quilômetros de extensão, sendo o maior a passar próximo da Terra.
A distância entre ele e nosso planeta será de sete milhões de quilômetros. Pode parecer muito longe, mas é o menor espaço entre a Terra e um asteroide registrado desde que foram iniciados os estudos da Nasa para rastrear objetos no espaço.
Há algum risco?

O asteroide Florence não representa perigo algum para os terráqueos, mas sim uma oportunidade para estudá-lo por meio de radares terrestres que visualizarão sua superfície com lentes cujo alcance chega a 10 metros de distância.
Ele poderá, inclusive, ser avistado por alguns telescópios comuns durante alguns dias.
A Nasa publicou um vídeo em que revela qual será a trajetória do Florence:
O que são asteroides?
Asteroides são resquícios de rocha que existem desde a formação do sistema solar. Eles orbitam planetas, na maioria dos casos Marte e Júpiter.
Todos os anos, ao menos um desses astros com tamanho igual ou superior a um carro cai na Terra, mas se desintegra antes mesmo de atingir a superfície.
O risco de um asteroide acabar com a vida humana é pequeno e pode ocorrer daqui a milhões de anos, embora a Nasa já mantenha um Escritório de Coordenação de Defesa Planetária voltado ao rastreamento de astros e planejamento diante de impactos.
*Publicada em 30/08/2017
Risco de asteroides colidirem com a Terra
- Nasa usará técnica para desviar asteroide que se aproxima da Terra
- Asteroide que matou dinossauros caiu no pior lugar possível
- Nasa quer desviar asteroides antes do que se imaginava