
A novela"Novo Mundo", atual trama das 18h da Globo, mistura realidade e ficção o tempo inteiro, por recontar a história do Brasil colonial. Depois de apresentar alguns fatos verídicos entrelaçados ao enredo, está chegando uma das cenas mais aguardadas pela produção: a Independência do País, proclamada por Dom Pedro, personagem de Caio Castro.
O momento foi emocionante, e teve que ser muito bem estudado pelo elenco. Além disso, o capítulo não poderia ser exibido em um dia melhor. Confira todos os detalhes!
Independência do Brasil em "Novo Mundo"

A cena estava no roteiro desde o início da novela, e foi guardada para ser exibida no dia 7 de setembro, justamente o feriado da Independência do Brasil. Foi um momento de muita responsabilidade para o elenco, que tentou transmitir todos os sentimentos de seus personagens, da forma mais convincente possível.
Para quem não sabe, "Novo Mundo" começou com a chegada da imperatriz Leopoldina (Letícia Colin) ao Brasil, após se casar com Dom Pedro. Eles acabam sendo coadjuvantes da história de amor de Anna Millman (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede), personagens fictícios que se desencontram o tempo todo na trama.

No momento da Proclamação da Independência, Leopoldina recebe uma carta da corte de Portugal, que ordena seu retorno às terras lusitanas, junto com Dom Pedro. A princesa regente assina a separação do Brasil, que deixa de ser colônia, e entrega o documento a Joaquim, para que este encontre Dom Pedro em São Paulo.
O imperador, então, recebe a notícia de que o país está em crise, e toma a decisão de declarar a Independência em frente ao povo. É um acontecimento histórico e verídico, e nos bastidores, a cena emocionou toda a produção, principalmente Caio Castro.

“Falei para os atores que acho um privilégio, de verdade. Foi emocionante fazer essa cena e ter a chance de reproduzir a Independência do Brasil, proclamada por um português que se tornou brasileiro. Foi muito forte para a gente, para a figuração. Todo mundo que estava envolvido sentiu essa energia. O público vai se emocionar junto”, entregou o diretor artístico Vinícius Coimbra, à Comunicação Globo.



Caio revelou que se preocupou com a preparação de seu personagem, para que a cena ficasse convincente e poderosa. "Eu sabia que o dia da Independência era o ponto maior. Esperei como se fosse um filho que estivesse para nascer. Estudei o texto desde a véspera, o que não costumo fazer porque gosto de trazer o frescor da novidade, do texto e da cena. Sabia que nesse dia tinha que estar mais do que bem preparado".

O ator Chay Suede, cujo personagem entrega a carta de Leopoldina a Dom Pedro, destaca a atuação de Caio. "Ele se tornou o próprio Dom Pedro naquele momento. Estava bem de perto e não consegui ver outra pessoa que não fosse o próprio Dom Pedro, o libertador do nosso país. Tenho certeza que o público vai sentir algo parecido”.
As expectativas estão altas, e a cena tem tudo para ser emblemática. Não perca "Novo Mundo" na próxima quinta, dia 7.
Novelas da Globo
- "A Força do Querer": na reta final, Ruy atirará em Zeca e será preso
- "Novo Mundo": final de Leopoldina e Dom Pedro será diferente do real
- "Os Dias Eram Assim": após virar ativista contra AIDS, Nanda morrerá