O multibilionário Elon Musk, dono e desenvolvedor das empresas de tecnologia Tesla e SpaceX, anunciou nesta sexta-feira (29/09) o lançamento de seu novo programa de colonização de Marte, o Interplanetary Transport System (Sistema de Transporte Interplanetário, em tradução livre). A ideia do projeto é levar o homem a Marte até 2022.
Durante a apresentação do programa, Musk fez outro anúncio que vai mudar todo o sistema de transportes da Terra: o foguete Big Freaking Rocket (BFR) projetado para ir até Marte poderá também ser usado para viagens terrestres, exatamente como faz hoje um avião. E o melhor: poderá ir de qualquer lugar do planeta para outro em menos de uma hora, garante.
“Voe para a maioria dos lugares na Terra em menos de 30 minutos e para qualquer lugar em menos de 60 [minutos]. O custo por assento deve ser aproximadamente o mesmo que as tarifas econômicas completas em uma aeronave”, afirmou Musk em seu perfil no Instagram.

Como serão as viagens de foguete
“Se estamos construindo isso para ir a Lua ou a Marte, porque não ir a outros lugares também?”, questionou durante a apresentação do BFR. No evento, realizado em Adelaide, Austrália, ele apresentou um vídeo que simula a viagem de foguete entre Nova York e Shanghai, que seria realizada em 39 minutos - um voo direto, hoje, leva cerca de 14 horas.
No futuro, caso o BFR faça viagens no Brasil, trajetos como Porto Alegre-Manaus ou São Paulo-Nova York seriam reduzidos, respectivamente, de 6 horas para 26 minutos e de 9 horas e 45 minutos para 32 minutos.
De acordo com as informações divulgadas pelo bilionário, o foguete atinge a velocidade máxima de 27 mil km/h. Não há ainda previsão para o começo das atividades do BFR como veículo de transporte intra-terrestre.
Grandes invenções
- Musk está criando meio de transporte que chegará a 1.200 km/h: veja teste
- Rádio, Tv e Google: invenções que mudaram o mundo
- Tela touchscreen e outros objetos são mais antigos do que você pensa