Prestes a completar dois meses na nova função como mamãe, Karina Bacchi surpreendeu seus seguidores no Instagram ao revelar como está sendo a recuperação de seu corpo após o nascimento do filho, Enrico. Com uma postagem em que comenta sobre a rápida perda de peso no pós-parto, a musa deixou muita gente de queixo caído ao mostrar sua barriga pela primeira vez desde que deu à luz.
Karina Bacchi: recuperação pós-parto
Exibindo um “quase” tanquinho, Karina contou que só se sentiu “mais à vontade para colocar um top” depois de perder 16 dos 20 quilos que ganhou durante a gestação. Grande parte do peso extra, segundo ela, foi embora graças ao processo de amamentação – o que é muito comum e normal nos primeiros meses após o parto.
Na contagem regressiva para seu aniversário de 41 anos, Karina aproveitou a publicação para falar também sobre a retomada de sua rotina de exercícios físicos. A modelo e apresentadora, que passou por uma cesariana para ter o bebê, disse que recebeu a liberação médica para malhar somente depois da cicatrização total do corte.
“Fazer atividade física me deixa mais enérgica, mais feliz também. Então, a partir de agora quero e vou tentar conciliar tudo. Tudo no seu tempo. Sinto que ainda há resquícios dos musculinhos que construí nos últimos anos e eles estão sentindo falta de um estímulo. A pele quer ganhar mais tônus e minha vibração mais energia, minhas roupas ainda não me servem como antes e meus biquínis ainda estão bem guardados, mas vamos em frente”, escreveu ela.
Atividade física depois do parto: quando pode fazer?
O tempo adequado para voltar a fazer atividades físicas após o partoé algo que varia de mulher para mulher e só pode acontecer com a autorização de um médico especialista – assim como fez Karina Bacchi. Em geral, mães que passaram por um parto normal podem retomar gradativamente a rotina de exercícios 15 dias após o nascimento do bebê.
Este prazo chega a dobrar para mulheres que se submeteram a uma cesárea: elas devem esperar em torno de 30 a 40 dias para voltar à ativa, por conta da recuperação mais lenta do corpo.
Nos dois casos é importante que as mamães executem os exercícios de forma correta e em intensidade adequada, sem exageros, e sob a supervisão de um profissional habilitado.
Além da espera pela cicatrização do corte realizado no parto, no caso de Karina, ela também decidiu respeitar o restabelecimento de sua disposição por conta do desgaste físico natural que acomete as mamães nas primeiras semanas com o bebê.
Ginástica durante a amamentação
Outro cuidado de Karina está diretamente ligado à amamentação. Como contou, seu filho mama a cada 2h30 e, por isso, ela optou por deixar parte de seu leite armazenado para poder treinar tranquilamente e suprir a demanda do pequeno.
Há quem diga que a prática de exercícios físicos “seca” o leite da mãe. Porém, o ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna. As lactantes ativas, inclusive, podem ter uma melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar.
Cuidados com o corpo no pós-parto
- Barriga depois do parto: exercícios para fazer em casa e fortalecer a região
- Técnica inusitada das famosas para voltar a ter barriga de antes do parto
- Fisioterapia pós-parto ajuda o corpo a voltar mais rápido à rotina: veja como