Depois de quase 24 horas de árduo trabalho, uma equipe que incluía profissionais e voluntários da cidade de Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, conseguiu salvar uma baleia jubarte encalhada.
Solidariedade salva baleia em Arraial do Cabo
De acordo como profissionais do órgão ambiental Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agentes da Guarda Ambiental, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Corpo de Bombeiro, o animal pesava sete toneladas e media quase quatro metros.
Assim que encalhou, banhistas jogaram toalhas molhadas na baleia. Isso é um procedimento padrão para manter o animal úmido e ajudar no seu salvamento. Uma retroescavadeira cavou um caminho na areia para que a água, já em maré baixa, chegasse no animal.
As autoridades montaram um cordão de isolamento para que curiosos não assustassem o animal, mas voluntários continuaram usando baldes param deixar a baleia hidratada.
Somente na tarde de domingo, 22 de outubro, é que duas embarcações conseguiram puxar a baleia para o mar usando cordas, tudo registrado no vídeo emocionante (no fim dessa matéria).
Mais histórias solidárias
- Baleia encalhada em Búziosé salva por moradores
- Cão companheiro de menininho com autismo salva sua vida
- Corrente humana com 80 pessoas salva uma família inteira de afogamento