A madrugada de quinta-feira (14 de dezembro) será iluminada pela mais espetacular chuva de meteoros do ano, a Gemínidas.
De acordo com informações da Nasa, o fenômeno de chuva de "estrelas cadentes" poderá ser visto a olho nu, desde que a pessoa esteja em um local longe das luzes da cidade e da poluição.
Embora a melhor visão seja no Hemisfério Norte, quando o destaque acontecerá da meia-noite às quatro da manhã, nós, do Hemisfério Sul, também poderemos assistir a esse espetáculo da natureza (e quem sabe fazer alguns pedidos, para os supersticiosos), mas com menos intensidade.
Chuva de meteoros Gemínidas: entenda fenômeno
Todos os anos, de 9 a 19 de dezembro, é possível assistir à Gemínidas, que acontece sempre que a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo asteroide 3200 Faetont, um cometa que, segundo os cientistas, perdeu todo seu material volátil com o passar dos tempos.
Neste ano, o pico da chuva de meteoros acontecerá entre os dias 13 e 14 de dezembro, quando será possível ver um "risco no céu" por minuto. É como se estivéssemos diante de uma bateria de fogos de artifício "ao contrário".
Como será no Brasil
No Brasil, os moradores das regiões Norte e Nordeste devem ter mais facilidade para identificar os meteoros.
Segundo o astrônomo e professor da Ufscar Gustavo Rojas, em seu programa Céu da Semana, a ocorrência terá mais intensidade às 2 horas de quinta-feira.
Por que é a mais espetacular?
De acordo com o líder do setor de meteoros da Nasa, Bill Cooke, o fato de Perseidas, em agosto, ter sido ofuscada pela lua brilhante faz com que o fenômeno de dezembro ganhe o posto de "mais espetacular". "A lua fina e crescente não estragará o show".
Como assistir
1. Procure um lugar longe da poluição e das luzes da cidade;
2. Permaneça olhando para o céu por 20 minutos, para que a visão se ajuste ao escuro
3. Encontre a constelação de Gêmeos, olhando ao nordeste da constelação Orion (a que tem três estrelas ao seu redor). Em seguida, olhe apenas para cima e à direita de Orion para ver Gêmeos. Aplicativos de celular que oferecem "mapas do céu" podem ajudar nessa tarefa.
4. A chuva de meteoros será lançada a partir de Gêmeos, mas chegará a todo o céu.
5. Se você olhar um pouco para longe da constelação, conseguirá observar meteoros com caudas mais longas à medida que se destacam. Não se esqueça que é possível que você esteja vendo riscos no céu de chuvas de meteoros mais fracas e ainda ativas.
6. Caso você prefira ver a Gemínida pela internet, a Nasa fará transmissão em seu canal de streaming.
Olhe para o céu
- Brasil também tem chuva de meteoro: conheça fenômeno incrível
- Qual é o som de uma chuva de meteoros? Somos capazes de ouvir?
- Foi por pouco: o que causaria meteoro que quase acertou a Terra?