Mulheres de cabelos cacheados estão mais que familiarizadas com a técnica conhecida como fitagem. Realizado em casa com produtos simples, o método garante cachos definidos e volume controlado na raiz em poucos minutos.
Na versão mais difundida do procedimento, os únicos recursos necessários são as mãos e um creme para pentear – nada de pentes, difusor ou babyliss. Em seguida, basta separar o cabelo ainda molhado em "tiras" ou "fitas", que nada mais são do que mechas finas. Em cada fita deve-se aplicar o creme para pentear e deixar secar naturalmente.
Especialista em cabelos crespos e cacheados, queridinho das celebridades, o cabeleireiro Wilson Eliodorio domina muito bem essa técnica e costuma aplicá-la em suas clientes famosas, entre elas Taís Araújo, Lucy Ramos e Cris Vianna. Porém, ele acabou criando uma variante mais elaborada de fitagem que promete durar mais e deixar o cabelo ainda mais definido e supermacio.
Fitagem estruturada: como funciona?
Em entrevista ao canal da blogueira Rayza Nicácio, no YouTube, o hairstylist contou em detalhes como funciona o método chamado por ele de fitagem estruturada. Considerada mais cuidadosa que a outra, a técnica é capaz de deixar os cachos mais leves e ainda facilita a revitalização do cabelo no dia seguinte.
O nome vem do conjunto de etapas que são feitas para definir os cachos. É que, diferente da fitagem simples, esta versão usa o creme para pentear ou leave in como estrutura principal (ou base) e é complementada por produtos específicos para a raiz e para as pontas.
Cremes para fitagem
No vídeo, Eliodorio explica que prefere começar sempre pela nuca e aplica o creme diretamente na mecha inteira. Só depois vai fazendo a fitagem, separando os fios em mechas menores com os dedos.
Com a base aplicada no comprimento, o profissional conta que usa um produto mais leve na raiz (preferencialmente spray para cachos) e então aplica um cosmético mais denso nas pontas, como gel, óleo ou algum creme diferente.
Como deixar os cachos definidos e soltos
Uma vez que o cabelo esteja devidamente coberto com os produtos, o hairstylist orienta fazer algumas “batidas” nas madeixas, jogando os fios de um lado para o outro, para arejar os cachos e garantir definição.
“Quando a gente aplica todos os produtos, o cabelo pesa no couro cabeludo. Você começa na nuca e, até chegar na parte da frente, os fios vão se acumulando e se encaixando. Como está tudo muito molhado, a gente vai perdendo ar e a água tira a estrutura original do fio”, esclarece.
Em seguida, o cabeleireiro aconselha a fazer uma pausa no processo e deixar os cabelos descansarem por alguns minutos antes de aplicar o difusor. Segundo ele, o intervalo é importante para que os fios assimilem o tratamento.
Como finalizar cabelo cacheado
Para um resultado com cachos perfeitos, Eliodorio afirma que o ideal é sempre deixar o cabelo secar naturalmente. Porém, quando decide usar o difusor, ele diz que seca apenas 85% da umidade com o aparelho.
Fitagem seca
É neste momento que chega a hora de fazer a chamada fitagem seca. Basta pegar os cachos que estão bem firmes e aplicar um produto de finalização ou fixação (como gel ou pomada). Com a mão bem “melecada”, é só fazer uma fitagem cacho a cacho e pronto.
Apesar de ser mais demorada, a vantagem da fitagem estruturada é que ela pode ser facilmente “reciclada” no dia seguinte. Segundo Eliodorio, é possível revigorar os cachos amanhecidos com a fitagem seca e desfrutar dos fios soltinhos de novo.
Confira o vídeo na íntegra com Wilson Eliodorio:
Cuidados com cabelos cacheados
- Manual do cabelo crespo e cacheado: dicas valiosas para disciplinar os fios
- Melhores tratamentos para cabelos cacheados: opções para cada tipo
- Hidratação para cabelos cacheadosé fundamental para manter os fios lindos