Quantcast
Channel: VIX
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8554

Famosa diz ver "tufos de cabelo" caírem após hidratação caseira comum: acontece mesmo?

$
0
0

Carfie 📸

A post shared by Shantal Verdelho (@shantal) on

A influencer Shantal Abreu passou por um sufoco com seus cabelos após fazer um tratamento caseiro bem comum na vida das "hidratadas". Ela passouóleo de coco nos fios,mas, ao tentar tirar o produto, viu seu cabelo cair em tufos.

A famosa associou o problema ao fato de ter usado água muito quente para limpar o cabelo e alertou seus seguidores para não fazerem a hidratação em casa, o que causou bastante preocupação, uma vez que o óleo de coco é o queridinho do momento entre muitas mulheres.

Mas, será que é possível que o óleo de coco frite o cabelo a ponto de ele cair? Conversamos com a dermatologista Adriana Salgado para entender o caso.

Óleo de coco para hidratar cabelo: fios podem cair?

Shantal Abreu explicou aos seguidores no Stories que passou muito óleo de coco no cabelo (não especificou a quantidade), para fazer uma hidratação caseira. Acontece que, segundo a famosa, o óleo vegetal ficou grudado nos fios e ela precisou lavar o cabelo quatro vezes para tentar tirar o produto.

Tentativa de tirar o produto

Ainda assim, o cabelo ficou com aspecto molhado, por conta do excesso de óleo. Ela, então, colocou condicionador e manteve uma toalha amarrada nos fios por meia hora.

"Hoje eu inventei de passar óleo de coco na cabeça para hidratar. O que que aconteceu? Passei demais. Lavei a cabeça quatro vezes e não sai, fica parecendo que meu cabelo está molhado, mas é o óleo de coco, e eu não sei o que faço, não quero viajar assim", contou Shantal aos seguidores.

Água quente e óleo de coco

Nas publicações, Shantal afirma que, ao tomar banho muito quente com o óleo de coco no cabelo, os fios "torraram" e começaram a cair.

"A situação é a seguinte: não façam hidratação com óleo de coco em casa se vocês não souberem fazer. Primeiro porque, para tirar, precisa de condicionador, e não shampoo. Estou aqui, deixando meia hora um condicionador no cabelo.

Segundo, eu tomo banho quente. E não é quente, é pelando. O que aconteceu? Torrei o cabelo com óleo de coco e caíram tufos de cabelo da minha cabeça. Os meus poucos fios de cabelo, tão trabalhados. Melhor pagar mesmo e fazer hidratação no cabeleireiro."

Cabelo pode cair com óleo de coco?

oleo de coco 116 400x800
MaraZe/Shutterstock

Segundo a dermatologista Adriana Salgado, é impossível que o óleo de coco frite ou quebre o cabelo e o faça cair em tufos. "Ele não é um óleo fotossensibilizante, como o de limão, por exemplo", explicou em entrevista ao VIX.

A profissional afirma que, para entender o que aconteceu no caso de Shantal, é preciso saber, primeiramente, qual era o estado dos fios dela antes do tratamento caseiro para hidratação.

"É preciso entender quais são os cuidados dela com os fios, se têm química ou alisamento, se faz escova ou chapinha e até quando foi a última vez que ela fez algum desses procedimentos".

Lavagem em excesso, desembaraçar e uso de água quente

oleo de coco cabelos 0118 400x800
George Rudy/shutterstock

A dermatologista pondera que o procedimento que Shantal seguiu para tirar o óleo de coco do cabelo também pode ter danificado os fios, a ponto de eles caírem.

"Se ela lavou o cabelo quatro vezes, pode ter friccionado bastante os fios. E, se eles estavam danificados, podem ter quebrado".

A tentativa de desembaraçar os fios com um pente ou escova em um momento que o óleo já estava endurecido (já que, originalmente, o óleo de coco é uma pasta solidificada que só derrete com aquecimento) também pode ter ocasionado a queda dos fios.

Até ter deixado a toalha na cabeça por algum tempo, se os fios estiverem já danificados, pode ser prejudicial nesta situação.

Entretanto, usar a água quente para tirar o produto, mesmo que seja pelando, não é uma das possíveis causas, alertou a dermatologista.

"O óleo não vai fritar o cabelo em contato com a água quente. E a água quente, por si só, não faz com que o cabelo caia. Ela vai tirar a hidratação natural do fio e pode gerar, sim, queimaduras e bolhas no couro cabeludo, mas, não quebrar os fios".

Excesso de óleo de coco ou tempo demais de tratamento

oleo coco saude 0317 400x800
iStock / Rodrigobark

Por fim, a profissional aponta que passar quantidade excessiva de óleo de coco no cabelo e deixá-lo por horas são práticas seguras de tratamento.

O mesmo vale para quem gosta de usar o produto e se expor ao sol (já que ele não é fotossensibilizante, ou seja, não torna o fio mais sensível à luz ou às radiações ultravioleta).

"Se passar muito óleo, o cabelo vai ficar duro e com aquele aspecto de grudado". A única coisa que pode acontecer, segundo Adriana, é que um cabelo 100% saudável (sem químicas ou procedimentos que o danifiquem) pode ficar opaco e sem o resultado de hidratação esperado.

"Já a hidratação pode ser feita por horas, dependendo da necessidade de cada pessoa", avalia. Há casos, por exemplo, em que o ideal é fazer umectação noturna e dormir com o produto nos fios.

Óleo de coco: tudo sobre ele


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8554

Trending Articles