Você tomou todos os cuidados, prestou atenção nos veículos à sua volta, mas não teve jeito, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito. O que fazer agora? Tirar o carro da pista? Socorrer a vítima? Ligar para o resgate? Veja o que fazer nessa situação e saiba como ajudar se presenciar um acidente na rua.
Leia também:
Dicas para não comprar um carro que passou por enchente
Você conhece bem as placas? Descubra!
Melhores aplicativos para o trânsito
Acidente sem vítima
Em casos de acidente sem vítima, o primeiro passo é retirar os veículos da pista para que o trânsito não seja interrompido. Além de poder provocar outro acidente, o motorista que mantém o carro na via pode ser multado. Não é necessário recorrer às autoridades de trânsito – os envolvidos podem chegar a um acordo e registrar o boletim de ocorrência pela internet. Por via das dúvidas, anote todas as informações possíveis, como nome completo e a placa do carro. Se você suspeitar que um dos condutores esteja cometendo um crime de trânsito, como dirigir embriagado ou ter menos de 18 anos, acione a Polícia Militar.
Acidente com vítima
Acidentes com vítima precisam de mais cuidado e atenção. Antes de tudo, é preciso sinalizar o local do acidente ligando o pisca alerta e colocando o triângulo em uma distância segura (aproximadamente 30 metros). Em seguida, verifique quantas vítimas estão envolvidas e ligue para o SAMU, dando o máximo de informações para que os socorristas venham preparados.
Por mais simples que os ferimentos pareçam, nunca movimente a vítima, pois isso pode piorar fraturas e lesões. Não aplique torniquetes e não dê nada para beber. Você pode apenas conversar com ela para verificar seu nível de consciência. Também não movimente os veículos, preservando o local, e aguarde a chegada do socorro médico e da Polícia Militar.
Vi um acidente, e agora?
Se você presenciar um acidente de carro enquanto dirige, estacione e tome as providências descritas acima. Omissão de socorro é crime e ajudar a quem precisa é pré-requisito da mulher que dirige bonito e preza pela segurança no trânsito. Contudo, se você passar e já houver prestação de socorro, siga em frente. É muito comum ver os carros andando devagarzinho nessas situações, mas a lentidão excessiva atrapalha o tráfego e a falta de atenção pode provocar outras batidas.
Telefones úteis
Saiba para qual número ligar em caso de acidente de trânsito:
- Batalhão de Polícia de Trânsito: 190
- Polícia Rodoviária Federal: 191
- SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192
- Resgate do Corpo de Bombeiros: 193