Quantcast
Channel: VIX
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8554

Bela Gil escova dente da filha com argila: faz bem? Tem contraindicação? Dentista comenta

$
0
0

Na culinária, a apresentadora Bela Gil é conhecida por ser adepta e estimular a alimentação natural. No campo da higiene pessoal, ela também prima por ingredientes vindos quase que diretamente da natureza. Depois de contar que usa leite de magnésio como desodorante e óleo de gergelim para a limpeza íntima, ela mostrou que aposta também na argila para fazer a escovação dos dentes da filha, Flor, de 8 anos. Mas será que o método é realmente seguro e pode ser usado por qualquer pessoa? Respondemos a seguir.

Bela Gil usa argila no lugar de pasta de dente

Em sua conta no Instagram, Bela Gil publicou, usando o InstaStories, pequenos vídeos em que sua filha aparece usando a argila pela primeira vez para escovar os dentes. Flor não gosta nada da alternativa e dispara um “eca” ao sentir o gosto do produto, pouco antes de dizer que prefere usar a cúrcuma para a escovação - outro método "natureba" usado por Bela na higiene bucal.

Argila para escovar os dentes: funciona ou não?

O cirurgião-dentista Eduardo Favilla, diretor técnico da clínica Facies, explica que não existem indicações cientificamente comprovadas para o uso de argila na escovação dos dentes. Ou seja, apesar de algumas pessoas relatarem que ela limpa os dentes e deixa o hálito refrescante, tais benefícios não foram provados por estudos científicos.

escovar dente argila 400x800 0117

Além disso, ele explica que, mesmo se tratando da argila para fins medicinais, ela não deve ser usada para finalidades que estejam fora das suas indicações de uso, como a aplicação em uma mucosa, como a cavidade bucal, e a possível ingestão do produto, que pode acontecer durante a escovação.

Substitui pasta de dente?

O especialista explica que a pasta de dentes possui algumas características que a tornam insubstituível. A primeira delas é a presença do flúor, que se liga a um mineral chamado hidroxiapatita presente no dente e torna o esmalte mais resistente ao ataque ácido feito pelas bactérias e, dessa maneira, previne as cáries.

Além disso, a pasta possui substâncias saponáceas e abrasivas na medida certa, que fazem uma adequada remoção do biofilme (que não é visível a olho nu) que se forma pelo acúmulo de bactérias na cavidade bucal.

Outros produtos, como a argila, podem também remover essa camada por causa da força mecânica que exercem contra os dentes, a gengiva e outras partes da cavidade bucal. O problema é que a abrasão pode ser forte demais e, por isso, causar arranhões no esmalte dental. Além disso, não há flúor, capaz de prevenir cáries e erosões.

O cirurgião-dentista explica ainda que, atualmente, a recomendação é que crianças de todas as idades usem a pasta de dente para a higiene bucal, uma vez que o benefício de usá-la pesa mais que a possibilidade de riscos, como, por exemplo, a intoxicação por flúor. Deve haver cuidado apenas com a quantidade, sendo que crianças com idade em torno de 7 anos devem usar medida de creme equivalente a um grão de arroz.

Cuidado com os dentes


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8554