*matéria publicada em: 5 de janeiro de 2017.
A propaganda de uma nova versão da cerveja Proibida dedicada às mulheres provocou revolta entre usuários das redes sociais.
Descrita como uma cerveja “delicada e perfumada”, a bebida, segundo a marca, é “feita especialmente para você, mulher”.
Este direcionamento ao público feminino, entretanto, gerou comentários que alertam para o tom sexista do anúncio. Entenda melhor abaixo.
Polêmica: cerveja para mulheres
A marca Proibida divulgou em seu Facebook e no Instagram as informações sobre a nova linha de cervejas. A publicação aconteceu na terça-feira (3), mas só agora teve repercussão.
A legenda destaca novas versões das bebidas da Proibida Puro Malte. A classificação vai da “forte”, para “leve” e “rosa vermelha mulher”. No texto, a marca pondera que a última foi feita especialmente para o público feminino. Leia abaixo:
“A família Proibida Puro Malte cresceu! Uma cerveja para cada gosto e paladar, tem a Proibida Puro Malte que vocês já conhecem, e agora vocês vão conhecer também, a Proibida Puro Malte Forte que vem com um sabor intenso e marcante, já a Proibida Puro Malte Leve traz leveza e refrescância e a Proibida Puro Malte Rosa Vermelha Mulher uma cerveja delicada e perfumada, feita especialmente para você mulher. Cada cerveja tem sua marca, característica, sabor e todas são gostosas demais”.
Comentários
Na página da marca tanto no Facebook quanto no Instagram, os usuários fizeram comentários criticando a associação de leveza e delicadeza a mulheres e, questionando, afinal, se o tipo de bebida que uma pessoa gosta tem a ver com seu gênero.
Muitas mulheres ainda comentaram afirmando gostarem de diversos tipos de cerveja, inclusive, claro, as de sabor mais acentuado. Veja:



Posicionamento da marca
O Vix entrou em contato com a assessoria da marca Proibida. Até a publicação desta matéria, o posicionamento da marca ainda não havia sido divulgado.