*Publicada em 13 de abril de 2017
A modelo Renata Banhara, que teve um quadro infeccioso no cérebro decorrente de um tratamento de canal no dente, está com paralisia facial após cirurgias para brecar a doença.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da famosa hoje, ela foi submetida a duas cirurgias na cabeça no final de semana para conter a infecção e, agora, está com o lado direito do rosto paralisado. Ainda não se sabe se o quadro poderá ser revertido.
Renata Banhara está com paralisia facial
“A primeira cirurgia aconteceu no sábado (dia 7), na parte direita da cabeça, no tecido ósseo próximo à orelha e aos olhos. No procedimento realizado no domingo (8), no lado esquerdo do crânio, foi retirada a colônia de bactérias alojada próximo ao dente em que Renata fez o canal, onde a infecção teve início", aponta o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da modelo.
Ainda de acordo com a assessoria, ao recolher o material, os médicos identificaram que as bactérias haviam afetado o nervo facial do lado direito.
“Os médicos tiveram que remover o tecido infectado. Banhara corre o risco de ficar com paralisia facial, perdendo os movimentos adequados da região da sobrancelha”, informa a nota.
O que pode ter acontecido?

Segundo a opinião do médico Ricardo Landini Lutaif Dolci, sócio da Clínica Dolci - Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo, que não acompanhou o quadro de Renata, tudo indica que a paralisação de parte da face ocorreu por conta das bactérias, que afetaram os nervos da face.
"Se isso realmente aconteceu, os médicos devem ter limpado a região do nervo afetado e os movimentos devem voltar ao normal em breve, mas isso depende do organismo de cada um", diz o otorrinolaringologista.
O especialista explica que o procedimento de limpeza do muco acumulado na região permite que o antibiótico comece a funcionar melhor. “Assim, o paciente terá um tratamento mais efetivo e rápido contra essa bactéria.”
Canal no dente evoluiu para infecção cerebral
No último dia 5, Renata Banhara foi internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após detectar um quadro grave de sinusite que evoluiu para uma infecção cerebral.
A situação foi ocasionada por um procedimento de canal no dente que a modelo havia feito seis anos antes e que gerou uma proliferação da bactéria “Streptococcus anginosus". Trata-se de uma bactéria muito comum na região da boca, mas que teria se alastrado para um quadro grave de sinusite (inflamação da mucosa dos seios da face), que posteriormente migrou para o cérebro.
Ao que tudo indica, Renata conviveu com a infecção durante anos sem ter nenhum sintoma.
Porém, em um acometimento raro, a bactéria se alastrou e migrou para o cérebro. O único sintoma relatado por Banhara foram fortes dores de cabeça no final de 2016, que a levaram a investigar o problema.
Sinusite odontogênica

O otorrinolaringologista Ricardo comenta que, provavelmente, o que aconteceu com Renata foi uma sinusite odontogênica.
Se não tratada corretamente, essa sinusite pode gerar complicações e acometer principalmente os olhos. Nos casos extremos, pode haver perda de visão ou até mesmo infecção no sistema nervoso central.
“Aparentemente, foi o que aconteceu com ela: um abscesso cerebral, que é um acúmulo de pus que causa infecção bacteriana no cérebro", fala o especialista.
"Se, de fato, o que aconteceu com ela foi por conta das bactérias da sinusite, essa infecção é muito rara e a sinusite não costuma se alastrar tanto”, pondera. "Inclusive, o não aparecimento de sintomas além da dor de cabeça, é bem raro".
Mais casos que chocaram a medicina
- Após contrair piolho, criança tem infestação de larvas de moscas na cabeça
- Menina morre após ser diagnosticada com gases: erro é comum
- Mulher tem AVC após lavar cabelo no salão; entenda o caso