*Matéria publicada em 9 de maio de 2017

A nave espacial secreta X-37B, da Força Aérea Americana, desembarcou neste domingo (7), no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos (EUA) depois de quase dois anos no espaço, conforme informações divulgadas em nota oficial.
Também chamada de Orbital Test Vehicle, ou OTV, sabe-se muito pouco sobre ela e sua real missão. Ela foi fabricada pela empresa Boeing e ficou 717 dias em órbita terrestre, onde realizou experimentos não especificados, segundo a Nasa.
Teorias da conspiração
Com os poucos detalhes divulgados pela Nasa e pela Força Aérea dos EUA, diversas teorias surgiram sobre o real propósito da nave.
Segundo a agência de notícias norte-americana da Reuters, por exemplo, a Secure World Foundation, um grupo sem fins lucrativos que promove a exploração pacífica do espaço, diz que o segredo em torno da X-37B é a presença de um teste de hardware relacionado à inteligência.
Alguns ainda levantam a hipótese da nave ser uma plataforma de armas espacial, que deve guardar material e atacar inimigos de fora da órbita terrestre.
Outros acreditam que ela é um mecanismo de espionagem do governo norte-americano para ter acesso às comunicações internas de outros países.
Missão secreta dos EUA
Definida como um “veículo de teste orbital”, a agência espacial norte-americana diz que a nave “é parte da nova estratégia de negócios inovadora para reduzir drasticamente o custo do transporte espacial”.

Seu objetivo é “testar e validar tecnologias no ambiente de espaço, bem como o desempenho do sistema de teste do veículo durante o voo orbital, reentrada e aterragem”, explica a Nasa.
As tecnologias a serem testadas incluem aspectos como a propulsão (impulso para avançar), navegação e controle, sistemas de proteção térmica, isolamento reutilizável, dentre outras.
“A capacidade de aterrar, renovar e lançar a partir do mesmo local aumenta ainda mais a capacidade da OTV de integrar e qualificar rapidamente novas tecnologias espaciais”, afirmou o tenente-coronel Ron Fehlen, gerente do programa.
O que se sabe sobre a nave

A X-37B é uma nave não tripulada com cerca de 9 metros de comprimento, altura de 2,9 metros, 5 mil kg e asas que a fazem parecer os antigos ônibus espaciais (foto acima).
Voou pela primeira vez em 2010 por 8 meses. Sua segunda missão foi em 2011 (15 meses) e a terceira em 2012 (22 meses). De acordo com a Reuters, o quinto voo deve ocorrer ainda este ano.
Outras teorias conspiratórias famosas
- Quem são os reptilianos e por que tantos acham que eles vivem entre nós?
- Da CIA aos ETs: conheça as 5 maiores teorias da conspiração brasileiras
- Mundo da música: 5 mortes de músicos alvos de teorias da conspiração