Ovos de nova – e gigante – espécie de dinossauros foram encontrados em 1993 no exato local onde hoje fica a China Central.
Na época, a imprensa começou a chamá-los de “Baby Louie”.
Depois de análises mais detalhadas, os estudiosos comprovaram que os ovos eram até 10 vezes maior que outros oviraptorossauros, que possuem em média 2m de altura.
A descoberta detalhada só foi publicada na revista científica Nature recentemente.
O que se sabe sobre a nova espécie de dinossauro?
Parecido com uma ave – mais precisamente com um Casuar imenso (foto abaixo), pássaro de grande porte que não voa e vive nas regiões de Austrália e Papua Nova Guiné (Oceania) –, sabe-se que o dinossauro gigante pesava até 3.000 kg e tinha cerca de 8 m de comprimento. Ele botava ovos de até 45cm.
A espécie, que viveu no nosso planeta há 90 milhões de anos, passou a ser chamada de Beibeilong sinensis, o “dragão bebê da China” .
Dinossauro com cristas
Darla Zelenitsky, paleontóloga da Universidade de Calgary (Canadá) e uma das coautoras do estudo, publicado na revista Nature Communications, disse que o “dragão bebê da China” tinha grandes bicos e crista sobre a cabeça.
Os estudiosos afirmam que esta é a primeira espécie conhecida como oviraptorossauro gigante no mundo – a maioria dos dinossauros dessa espécie parecem pássaros e têm estatura menor.
Segundo Darla, “esses dinossauros eram muito mais comuns do que revela o registro fóssil”.
Descobertas sobre dinossauros
- Dinossauros não morreram por causa de colisão de meteoro
- Jurassic Park? Local escondia rastros de 21 espécies de dinossauros
- Fóssil comprova: Dinossauro de 25 metros já viveu no Brasil